terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Formas para emagrecer!

                                                   


A única forma de perder peso é ter a certeza que a ingestão de alimentos fornece substancialmente menos energia (expressa em termos de kilocalorias ou kilojoules) do que aquela que o corpo necessita para manter a temperatura do corpo, assegurar a actividade normal e permitir o exercício físico. A partir do momento que se reduz o aporte alimentar, a taxa de metabolismo basal diminui cerca de 15%. Portanto, a margem entre a energia utilizada e a fornecida pelos alimentos deve ser de pelo menos 25%, chegando preferencialmente aos 40%. Se uma mulher, que utiliza normalmente 200kcal, fizer um regime de 1500kcal, a margem entre as suas necessidades energéticas reduzidas (ou seja, 2000kcal-15%=1700kcal) e a sua ingestão energética é de apenas 200kcal/dia. O que significa que serão necessárias 5 semanas para se conseguir perder 1 kg, constituindo, na prática, uma taxa de perda de peso bastante lenta. Consequentemente, quando existe uma diferença inadequada entre o consumo e a ingestão calóricas, a perda de peso é tão lenta que pode conduzir a perda de motivação.
A utilização média de energia para a maioria das mulheres, com a excepção dos casos de exercício físico intenso regular, é de cerca de 2000kcal por dia. O excesso de peso aumenta este valor, contudo como, frequentemente, está associado a uma vida mais sedentária, é admitido o valor de 2000kcal como ponto de referência. Os homens gastam mais energia, mas ignorar este facto é benéfico. Assim sendo, com um mesmo regime alimentar, um homem, regra geral, perde peso mais rapidamente, o que é uma vantagem, dado que os homens são tendem a ser menos pacientes quando se trata de perder peso.
Alguns estudos recentes confirmaram que, quando se perde peso, independentemente do regime alimentar, a perda de massa corporal (a partir da primeira semana, onde a perda é constituída por 20% de hidratos de carbono e 80% de água) é sempre de cerca de 75% de gordura e 25% de outros elementos corporais (incluindo proteínas). Como consequência, a perda de 1kg, exige uma perda acumulada de cerca de 7000kcal. Nesta base, é possível demonstrar que para um aporte alimentar de:
  • 1200kcal por dia (valor normalmente utilizado nos regimes alimentares), a perda de peso é de cerca de 0,3 a 0,7kg por semana
  • 800kcal por dia, a perda de peso é de cerca de 0,7 a 1,4kg por semana
  • 500kcal por dia, a perda de peso é de cerca de 1,5 a 2,5kg por semana
Existe algum regime alimentar perfeito?
Infelizmente a resposta é um “não” categórico. A pessoa que consiga definir tal regime tornar-se-ia multimilionário em menos de um ano. Cada indivíduo tem as suas preferências alimentares. Por este motivo, muitos dos profissionais que trabalham nesta área consideram que a disponibilidade de diferentes regimes de emagrecimento constitui uma vantagem, desde que os princípios de segurança para a saúde sejam respeitados, incluindo os regimes a longo prazo. Assim sendo, quais são os requisitos de segurança?
  • A ingestão mínima diária de proteína deve ser de 50g. Na realidade, o limite mínimo actual é inferior, mas, na opinião dos especialistas, a nível internacional, a margem extra é considerada importante.
  • A ingestão mínima de gordura é de cerca de 7g/dia, por forma a assegurar o consumo adequado de ácidos gordos essenciais e estimular o fluxo biliar.
  • Com uma alimentação que forneça um aporte abaixo das 1400kcal por dia, é praticamente impossível manter, a longo prazo, as reservas de vitaminas e minerais necessários ao organismo. Assim sendo, os regimes de emagrecimento deveriam incluir suplementos vitamínicos e minerais ou então englobar uma escolha de compostos alimentares alternativos, com o propósito de conseguir suprir as necessidades mínimas de elementos vitais (particularmente as proteínas, vitaminas e minerais).
  • Tendo em conta que existe uma perda significativa de água durante os regimes de emagrecimento, o consumo de bebidas não calóricas deve ser elevado.
Com estes simples princípios básicos, será fácil cumprir um regime de emagrecimento? Mais uma vez a resposta a esta questão é “não”. Cumprir uma dieta de emagrecimento é uma luta constante, no entanto seguir as seguintes sugestões pode ajudar:
  • É importante, desde o inicio, não colocar as expectativas de perda de peso muito acima. Mesmo uma perda de peso de cerca de 5-10% minimiza significativamente muitos dos problemas de saúde. Perca peso de uma forma progressiva e moderada.
  • A força de vontade e a motivação são primordiais para o sucesso
  • Muitas pessoas acreditam que os grupos de apoio e motivação individual podem ser muito úteis.
  • A prática regular de exercício físico ajuda substancialmente. Infelizmente, muitas pessoas que sofrem de um excesso de peso, ou obesidade, sentem dificuldade em praticar o exercício físico suficiente capaz de exercer um impacto realmente positivo. Apesar de tudo, a actividade física deve ser sempre incentivada.
Acima de tudo, é importante manter em mente que a perda de peso atingida, não deve ser recuperada. Este será um tema abordado em outros artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bem vindos!!